" O Pessimista queixa-se do vento, o Otimista espera que ele mude e o Realista ajusta as velas"

sexta-feira, 11 de março de 2011

Palestra - E.E.Manoela Soares Bicalho-Ipatinga-MG

O índice de violência nas escolas, comunidades e na família tem aumentado muito, e um dos fatores que contribui para o aumento de toda esta violência, e a falta de informações claras e objetivas.
 Baseado nestes  dados, a equipe de comissários criou um grupo de palestrantes que irá interagir com a comunidade levando à elas informações e orientações, com uma didática mais simples, alegre, sem muitos termos técnicos, palavras difíceis, falando de uma maneira mais clara. Eles irão aprender, e terão condições de pensar melhor e decidir com mais tranqüilidade, mais segurança, quando estiverem enfrentando situações difíceis.
A equipe de palestrantes, participou de cursos de oratória para poder qualificar-se e com isso ter condições de realizar um trabalho com mais qualidade e eficiência. As palestras são realizadas nas escolas, comunidades e Igrejas.
Independente dos temas que serão abordados, antes de iniciar a palestra com o tema principal, é ministrada uma palestra rápida e objetiva sobre o ECA, uma maneira que encontraram para divulgar e informar à comunidade sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, os mesmo já tem 20 anos e são poucas pessoas que tem conhecimento sobre ele.  
Além das palestras, são realizadas também dinâmicas, peças teatrais, método que utilizados para  interagir melhor com os alunos, quebrando o gelo, deixando-os mais descontraídos, mais a vontade. Isso faz com que haja uma aproximação maior, uma melhor sintonia, com isso, conseguem atrair a atenção do público, o respeito, a credibilidade,  a confiança, tendo uma participação maior por parte todos.

comissário Márcio Gonçalves


alunos do ensino fundamental E.E.Manoela Bicalho
comissário Ézio Maia
comissário Mário Duarte
Pais dos alunos
Diretora da Escola
Comissários : Geraldo Pizani e Cíntia

 A palestra foi realizada no salão da Igreja Assembléia de Deus, no bairro Vila Celeste na cidade de Ipatinga/MG. O tema abordado foi Limite na educação dos filhos, ministrada pelo comissário Mário Duarte e a palestra sobre o ECA foi ministrada pelo comissário Márcio Gonçalves.
 Público alvo: pais e filhos (alunos do ensino fundamental), faixa etária 12 a 15 anos.

terça-feira, 8 de março de 2011

Aprendendo um pouco mais sobre o ECA

 A maioria da comunidade não morre de amores pelo o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. Porém, muitos não tiverão a oportunidade de conhecê-lo, e é por isso que gradativamente levaremos ao conhecimento da comunidade quais são os direitos  e os deveres das nossas crianças e adolescentes.
No passado, quais eram os direitos das crianças e dos adolescentes? Não lembram ou não tinham?
Muitos pais alegam que antigamente os filhos tinham respeito por eles. Será? Ou devemos substituir a palavra respeito por MEDO!
Porque, na realidade qualquer atitude errada, ele era severamente castigado, muitos eram colocados ajoelhados em milho, usavam a palmatória, o chicote, varas, correntes etc. Esta é a forma correta de educar um filho? 
Na realidade isto é TORTURA, e torturar o ser humano é CRIME.
Muitas pessoas comentam que na própria palavra de Deus já ensina a usar a vara como forma de correção.
" Não retires a disciplina da criança, porque fustigando-a com a vara nem por isso morrerá". Qual é o significado da palavra vara dentro da palavra de Deus? Não podemos esquecer que a bíblia diz: " Eduque o seu filho enquanto há esperança, mas não te excedas ao ponto de matá-lo". 
Lembre-se: Quem bate para educar, está ensinando a bater . 
 Infelizmente os órgãos criados pra fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes, não são estruturados para fazer com que a lei seja cumprida e respeitada, e os profissionais que estão incumbidos de realizar os trabalhos, na maioria das vezes não estão preparados ou sequer são submetidos a curso de reciclagem, capacitação, sem mencionar que  existe um grande número de cidades que não possui  Conselho Tutelar e nem  o Juizado da Infância e da Juventude.
 Com relação ao  CIA - Centro de Internação de Adolescente muitos só existem no papel. 
Juízes sendo sobrecarregados, pois, tem que assumir a vara Criminal e a da Infância e da Juventude, como podem trabalhar desta forma?  Duas varas de altíssima complexidade.
 A falta do CIA, faz com que  os  Juízes encaminhem os adolescentes para os CERESP ( centro de remanejamento de presos), local onde ficam os adultos que cometeram todos os tipos de crimes e delitos, este local é conhecido como a FACULDADE do CRIME.
Portanto não devemos culpar a Lei 8069-90. É necessário que façamos uma reflexão.
 Deixo uma pergunta:  De quem é a culpa por toda estas impunidades, violência, irresponsabilidade, injustiça, omissão e descaso?




O Art. 4º  da Lei 8069-90 pode ajudá-los a responder a esta pergunta.

Confiar em Deus



     Montado em seu cavalo, um rico senhor dirigia-se à cidade como fazia frequetemente afim de cuidar de seus negócios. Nunca prestara atenção aquela casa humilde, quase escondida no desvio da estrada, naquele dia, experimentou a insistente curiosidade. Quem morava ali? Cedendo ao impulso aproximou-se contornou à residência e sem desmontar olhou por uma janela aberta e viu uma garotinha de aproximadamente 10 anos, ajoelhada, mãos postas, olhos lagrimejantes. Perguntou então o nobre: Que fazes você aí minha filha?
Estou orando à DEUS pedindo socorro! Meu pai morreu, minha mãe está muito doente e meus quatro irmãos tem fome. Que bobagem, o céu não ajuda ninguém, está muito distante. Temos que nos virá sozinhos.
     Embora irreverente e um tanto rude, era um homem de bom coração. Compadecendo-se, tirou do bolso uma boa soma de dinheiro e entregou à menina. Aí está, vá comprar comida para os irmãos e remédio para a mamãe e esqueça a oração. 
Isto feito, retornou  à estrada. Antes de completar duzentos metros, decidiu verificar se a sua orientação estava sendo observada, mas para sua surpresa, a pequena devota continuava de joelhos. Ora essa, menina... Porque não vai fazer o que recomendei. Não lhe expliquei que não adianta pedir? 
       Então a menina feliz respondeu: Já não estou mais pedindo. Estou apenas agradecendo. Pedi à DEUS e ele enviou o Senhor...                          
                                                                                      
Não mostre a DEUS o tamanho do seu problema e sim ao seu problema o tamanho do seu DEUS