Vivemos num mundo onde a maioria das pessoas querem justificar os seus erros ou falhas, jogando a culpa em terceiros. A inversão de valores atualmente está dificultando todo o processo de educação e convivência em sociedade. A ética, a postura o exemplo daqueles que educam é essencial, portanto, é necessário que façamos uma reflexão quando o assunto em questão é educação de crianças nos dias de hoje. A permissividade, a preocupação em ter e não em ser, a individualização dentro da própria casa onde pais está na sala usando o seu computador e o filho no seu quarto e ambos conversando via internet, sendo separados apenas por uma parede. Para muitos esta postura é normal, mas o reflexo e as consequência são desastrosa. O diálogo não existe mais, crianças determinam o que devem vestir, calçar e comer. Antigamente o melhor pedaço do frango era dos pais, hoje tem pais que não estão nem comendo para dar aos seus filhos. Na escola os professores eram autoridades, hoje são agredidos, espancados, ameaçados. " Direitos humanos para criminosos, enquanto o cidadão de bem são desprezados, humilhados".
Devemos urgentemente rever nossos conceitos referente a educação de filhos, muitos pais insistem em dizer; "
Quero deixar um mundo melhor para o meu Filho", será que esta afirmação está correta? Não seria mais correto e mais sensato dizer: "
Eu quero deixar um filho MELHOR para o mundo, pois o mundo é MARAVILHOSO, ele foi criado por um ser SUPREMO, o nosso poderoso
DEUS, no entanto o homem com o seu livre arbítrio, está destruindo este universo que foi dado a ele gratuitamente. A sua ganância, egoísmo, ambição, ignorância e a falta de humildade e de solidariedade com os menos favorecidos está contribuindo e muito para a destruição e transformação do mundo. " É fundamental diminuir a distância do que se diz e do que se faz para que num dado momento a sua fala seja a sua prática".