" O Pessimista queixa-se do vento, o Otimista espera que ele mude e o Realista ajusta as velas"

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Violência X Redução da Maioridade Penal

" A vara e a repreensão  dão sabedoria, o filho entregue a si mesmo envergonha a sua mãe" Provérbios 29:15
O descaso, a omissão e a negligência  de poucos, profocam a destruição ou o flagelo de muitos. 
Com o aumento da violência em todo o país e em muitos casos  resultando em mortes, e mortes brutais,  temos como autor desta atrocidade, o adolescente, vidas sendo ceifadas familias, sonhos, sendo destruídos e o autor desta destruição não  sofre a punição que a sociedade tanto espera.
 Motivo: Uma lei que protege  infratores, dando à eles o direito de furtar, roubar, traficar e matar. Esta é a conclusão de todos ou quase todos da sociedade. Impunidade, descaso, desrespeito, omissão, corrupção e incompetência. Qual seria a solução para este grave problema?
E a  resposta é imediata: Redução da maioridade penal. Será?
Um país cujo o sistema prisional está falido, um país onde Leis são sancionadas favorecendo o infrator,  pessoas que desviam verbas públicas que deveria ser repassadas para a saúde, educação, saneamento básico, vão para o bolso de alguns corrúptos que o povo confiou, elegendo-os para gerenciar ou administrar o país.
Querem tanto a redução da maioridade penal, mas, aonde estão os pais destas crianças?
Qual está sendo a parcela de contribuição destes pais na educação, na formação, destes adolescentes?
Um país onde muitos querem que os problemas sejam sanados, mas, são poucos que realmente lutam por estes ideais.
 A sociedade é a extensão da família, se ela está sem estrutura, desorganizada, violenta, é porque muitas famílias estão neste mesmo nível, se  faz necessário rever as prioridades, querem uma sociedade mas justa, humana, organizada, capacitada, unida, no entanto, aqueles que deveriam fazer com que tudo isto acontecesse, se omitem escondendo dentro de um casulo, e tercerizam a educação de seu (s) filho (s) transferindo a responsabilidade para outras instituições e depois querem reivindicar seus direitos.
Pais que não acompanham e nem participam da vida social  e escolar de seu filho (s), não matém um diálogo, não se preocupa em saber aonde, com quem e em qual lugar se encontra seu filho. Pais permissivos demais, quem não tem ou não querem ter a responsabilidade de assumir o verdadeiro papel de pai, colocando crianças no mundo sem a mínima estrutura, achando que onde come um come dois ou até mais, pais que não dão a mínima orientação religiosa a seus filhos e acima de tudo não são exemplos para seus próprios filhos.
Estes são alguns fatores que está contribuído e muito para o aumento da violência na nossa sociedade.
È muito fácil jogar a culpa na corrupção, na impunidade, nas leis, nos governantes. E os pais, estão cumprindo com suas atribuições? Faça um pequena avaliação da postura da sociedade frente a estes problemas.

A redução da maioridade penal seria a solução? Preste atenção: Criaram a lei seca, sanou o problema das morte no trânsito? Não! vidas estão sendo ceifadas a todo instante no trânsito, famílias sendo destruídas pela inrresponsabilidade de muitos que não respeitam a Lei, e no entanto, o que acontece com estes assassinos? Nada, pagam uma  fiança e são liberados.
A situação é complexa, atingiu um nível muito alto e  todos perderam o controle. Criaram a Lei 8069/90,(Estatuto da Criança e do Adolescente).Porém, o Estado, os Municípios,  se estruturou para que pudesse aplicar a lei na sua totalidade? Por exemplo: todas as regiões tem um centro de internação de adolescentes como determina a lei? Tem Conselheiros Tutelares com profissionais qualificados? Todas as regiões tem um Juiz  exclusivo da Vara da Infância e da Juventude? O governo respeita a lei 8069/90 dando as nossas crianças e aos adolescentes o que a Lei determina, com saúde, educação, esporte, cultura, lazer, leia o art.4º de Lei 8069/90.
 Muitos profissionais que lidam diretamente com crianças e adolescentes não tem conhecimento desta Lei, é inadimissível, pois, se trabalha com crianças e adolescentes seria a primeiro princípio de todos estes profissionais, conhecer o ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente), mas não é a realidade.
 Portanto, é muita negligência, omissão, descaso, irresponsabilidade e falta de interesse de muita gente. 
Quantos ex- presidiários  que acabaram de serem soltos, e em questão de dias, horas, minutos, já estão cometendo novos crimes? Presos que estão de saída temporária, cometendo novos delitos. 
 Os problemas devem  ser sanados e não maquiados. Adolescentes que cumpriram medidas sócio - educativas em CIA's, hoje estão presos em Penitenciárias.
 Infelismentes os poucos centro que há, foi rotulado como A faculdade do Crime, lá, estão aperfeiçoando o que aprenderam nas ruas.
 A situação é complexa, porém, a solução não é tão simples como a  redução da maioridade penal.


Vamos refletir:
Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão.
Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos.Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá.Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.
Provérbios 1:30-33