Ser pai é ser paciente
Esta matéria foi intitulada através da junção de duas palavras: Pai e Paciência.
A dura missão de um pai em educar seu filho (s), requer amor, carinho, sabedoria, experiência e acima de tudo PACIÊNCIA, e é sobre isto que irei abordar.
Como poderíamos definir o termo Paciência? Do latim patientĭa, é a capacidade que uma pessoa tem para suportar ou tolerar algo/alguém sem se enervar. A palavra paciência é uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional, ou seja, quando um indivíduo suporta situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de terceiros sem perder a calma e a concentração, devendo ser exercitada constantemente,
A paciência é baseada na tolerância com os erros alheios ou diante de situações e fatos indesejados.
A palavra de Deus determina e incumbi aos pais o dever de educar seus filhos, mas também ensina como deve executar esta dura tarefa. Vejamos:
- Dê exemplos; cuidando da sua própria comunhão com Deus
Por mais que você fale, oriente, no final o que vai prevalecer são os seus atos, as suas ações, pois os filhos são eternos espectadores. “... pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.” 2 Timóteo 1.5
Os conselhos só terão êxito se você praticar aquilo que você ensina a seus filhos, pois, você tem que ser exemplo para eles.
- A disciplina é essencial neste processo, não tenha medo em discipliná-los.
“O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina .” Pv. 13.24
A Bíblia fala de vara e disciplina, porém em momento alguma está incentivando a violência e a tortura, mas sim, orienta no que pode acontecer quando não se disciplina o filho.
- Ensine a liberdade com responsabilidade
“A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonhar a sua mãe.” Pv. 29.15
Através da repreensão os pais mostram para seus filhos o erro que eles cometeram e as consequências que estes erros podem causar, não só a ele mas também aos outros. Portanto, no momento em que estas crianças estão sendo repreendidas, elas estão adquirindo conhecimento e sabedoria. A permissividade demais faz com que as crianças passam a agir e se portar de acordo com as suas convicções, e isto causará transtorno e vergonha para ele e seus pais.
- O ensinamento deve ocorrer a todo instante não perca a oportunidades para ensinar a seu filho sobre o amor de Deus
“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.” Deuteronômio 6.6,7
A qualquer hora, em qualquer lugar em qualquer momento os pais devem falar para seus filhos sobre o amor, a proteção e da misericórdia de Deus.
- Ser incoerente não faz parte da educação de filhos.
“Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.” Colossenses 3.21
Muitos pais utiliza alguns ditos populares no momento da educação de seus filhos, tais como: "Faça o que eu falo e não o que eu faço". A incoerência é uma amostra da injustiça. Se você cobra do seu filho uma postura reta, íntegra, você tem que ser o primeiro a exercê-la. Caso não o faça, e só exige, você irá causar irritação aos seus filhos revoltando-os contra a vocês mesmos.
- O valor da obediência
“Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.” Deuterônomio 11.26-28
A todos os instantes a bíblia ensina aos pais em ser exemplo para seus filhos, sendo os pais exemplos, seus filhos conseguirão obedece-los, tendo grandes chances também de obedecerem a Deus. Verão as consequências positivas disso, e terão prazer em obedecê-Los.
- A vida é feita de escolhas, aos pais compete ensinar a seus filhos a fazer as boas escolhas.
“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” Gálatas 6.7
Toda ação gera uma reação, toda causa tem uma consequência. Por isso, uma maneira de fazer boas escolhas na vida é pensando nas consequências que elas poderão causar.
- Instruir, motivar o seu filho é a sua missão.
“Não te mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, Teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” Josué 1.9
O poder das palavras. Nada tem peso maior do que as palavras dos pais, muitas são as crianças com um potencial enorme que simplesmente não acreditam em si próprias porque osseus pais ao invés de motivá-los, fazem questão de ressaltar suas fraquezas e debilidades. Por isso, cuidado com o que dizem aos seus filhos.
- A fé para superar e vencer seus obstáculos.
“Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que O buscam.” Hebreus 11.6
Muitos recorrem aos meios naturais diante dos problemas, sendo que possuem uma arma poderosa, que é a fé. Ensina-os a usar a fé. Ela deve ser usada a todo instante, em qualquer circunstância. O maior ensinamento que um pai pode passar para o filho, é ensiná-los a usar a fé
- A referência a Deus
“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria.” Provérbios 9.10
Não tem como ser fiel a Deus se não temê-Lo, e isso não significa viver amedrontado, aterrorizado com medo que Ele poderá fazer, mas sim respeitar e reverenciar quem Ele é. Esse é o segredo para seus filhos crescerem tendo intimidade com Deus. Mas lembre-se: você só poderá transmitir, ensinar aos seus filhos aquilo que possui.
"Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros nem com aqueles que maquinam o mal. Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança".
Salmos 37: 7-9