" O Pessimista queixa-se do vento, o Otimista espera que ele mude e o Realista ajusta as velas"

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Droga o câncer da sociedade

     Todos nós sabemos que o câncer é uma doença que mata, porém se conseguirmos diagnosticá-la a tempo, a possibilidade de cura é muito grande. Assim também acontece com as pessoas usuárias de drogas, a overdose mata, porém se os usuários admitirem que são dependentes e aceitarem o tratamento, a possibilidade de cura é certa, é por isso que eu digo:  A droga é o câncer da sociedade. Pois ela está alastrando como um câncer, causando destruiçôes de lares, violência e a morte. A cada dia surgem novas drogas mais potentes,  levando à dependência com pouco tempo de uso, uma delas é o CRACK.
      Eu quero o meu filho de volta, este é o desejo de muitos pais, aí eu pergunto: Porque será que os pais só descobrem que seus filhos são usuários depois de um ou dois anos ou será que são eles que não querem exergar a realidade? É preciso ficar atentos as mudanças de comportamentos de seu filhos (a), as alterações só serão percebidas se realmente você for um pai presente, o que infelismente não está existindo, pois os pais alegam não ter tempo para seus(a)  filhos (a), não existe diálogo, afeto, carinho, paciência, e acima de tudo o amor.
     Mas uma coisa você pode ter certeza, o traficante tem todo tempo, toda paciência do mundo para com o seu filho. Lembre-se disto.
     A sua postura pai, o seu comportamento e o seu comprometimento com a educação de seu filho (a) é de suma importância. Um ambiente familiar saudável, sob o comando de Deus, é a essência para uma família sem conflitos, o diálogo é fundamental, mas o exemplo é crucial porque, " as palavras comovem mas os exemplos arrastam". Você pai é o espelho e a referência, do seu filho (a), e é através da maneira como vocês se relacionam, é que irá conseguir conquistar o respeito, a confiança, o carinho, e o amor deles (a).
     No entanto, a realidade da nossa sociedade é outra, as famílias estão em extinção, os valores éticos e morais estão sendo esquecidos, a obcessão em ter as coisa e não em ser alguém é eminente. O nosso filho (a) que é considerado o nosso diamante bruto, não está  sendo lapidado como deveria. Precisamos rever  os nossos conceitos, porque a sociedade, a família e principalmente aquelas crianças e aqueles adolecentes que estão se tornando depende da droga, estão pagando um preço muito alto pela negligência, omissão, desprezo, descaso e acima de tudo pela falta de responsabilidade de alguns pais. Devemos desde cedo trabalhar na formação da personalidade de nossos filhos pois, uma criança com personalidade fraca, torna-se um adolescente frágil, inseguro. E com toda esta fragilidade e insegurança, ele (a)  fica funerável e a possibilidade de envolver com coisas ilícitas é muito grande, e uma delas é a droga, através dela ele (a), tentará encontrar refúgio para superar as suas limitações, frustrações, carência, solidão.
      Somos uma sociedade tolerante, consumista e na maioria das vezes egoísta, aceitamos tudo com muita facilidade, enquanto o problema é de terceiros tornamos omissos, só quando sentimos na pele e que iremos nos posicionar. A droga existia no passado, existe hoje e vai existir no futuro, no entanto compete a nós aprendermos a lidar com ela, descobrindo meios mais saudáveis para conseguirmos as emoções, sensações, prazeres e alegrias que iludicamente a droga causa.
      A droga ao ser ingerida, inalada ou injetada atuará no cérebro causando alterações no seu estado psiquico levando o usuário a sentir alucinações. No entanto quando o efeito acaba fica um vazio imenso. Ela  é egoísta pois o prazer que proporciona, é obtido através de substâncias químicas e só quem  usa é que sente, não podendo compartilhar com outros, no  entanto o verdadeiro prazer é produzido pelo próprio corpo, resultado de uma conquista, de uma vitória, de um relacionamento saudável.
      Ela é traiçoeira, sacana, pois promete prazer, alegria, virilidade, mas na realidade só causa dor, angústia, sofrimento, alucinações, violência, frustações e a morte.
      Existem vários meios saudáveis para conseguir-mos tudo isto: o esporte, a dança, a música, o teatro, as brincadeiras, a arte, através destes exemplos,  podemos sentir prazer, alegria, satisfação, melhorar o nosso condiciomento físico enfim ter uma vida saudável.
     Vamos trabalhar na prevenção e não na remediação, não deixe que este câncer desenvolva na sua família, na sua comunidade. Pai adote o seu filho antes que a droga o faça.
E lembre-se :  A vara e a repreensão dão sabedoria, mas o filho entregue a se mesmo envergonha a sua mãe
Pv 29 : 15
                         Sinais do consumo de droga.
Não se pode esquecer que alguns destes comportamentos são próprios da adolescência, entretanto, devemos ficar atentos para qualquer mudanças de comportamento em nossos filhos.
  • Trocar os amigos.
  • Mudança no comportamento e no vestir e no tipo de música.
  • Perda no interesse do que fazia antes.
  • Afastar-se dos velhos amigos e da família.
  • Mudança na personalidade ( apatia, irritação e indiferença).
  • Queda no rendimento escolar.
  • Dormir pouco ou quase nada.
As mudanças rrepentinas no modo de agir e comportar dos filhos evem despertar a atenção dos pais. 
                Alguns indícios do consumo de drogas.  
  • Odor de incenso ou outras fragâncias para ocultar o cheiro da droga.
  • Olhos avermelhados, pupilas dilatadas.
  • Risadas sem causa aparentes.
  • Tosse intensa, nâuseas, vômitos, diarréias, tremores.
  • Falta de concentração, isolamento.
  • O sumiço de pequenos objetos de valor.
  • Posse de muito dinheiro e objetos caros.
  • Falta ou excesso de apetite.
  • Dificuldade para falar, mania de perseguição.

Lembre-se: "A droga te leva às nuvens, mas não te fornece paraquedas".




Nenhum comentário:

Postar um comentário