" O Pessimista queixa-se do vento, o Otimista espera que ele mude e o Realista ajusta as velas"

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Quem deve ser excluído: O Pecado ou o Pecador ?

Quem deve ser excluído: O Pecado ou o Pecador?


     Cada igreja possui suas doutrinas, instrumento este utilizado para manter a ordem e a disciplina entre os membros, tanto dentro quanto fora da igreja, este procedimento é adotado também por qualquer empresa ou instituição ou  em  ambientes, principalmente onde há a presença ou o convívio de pessoas. 
     As regras, as normas, tem que existir, caso elas não existissem, ficaria impossível a convivência entre as pessoas. 
Os seres humanos foram criados para viverem em sociedade, e para que esta convivência ocorra de maneira pacífica, organizada, saudável, é necessário que tenha regras e normas, proporcionando direitos e deveres à todos. 
     Quando se refere ao descumprimento às normas, as  instituições, de acordo com o ocorrido, tomam decisões proporcional a gravidade da infração cometida, há casos de demissão de seu(s)  funcionário, já em outros ambientes a pessoa quando infringe as normas, é convidada a se retirar do recinto, isto ocorrem em clubes, boates, bares, etc. Agora, em se tratando de Igrejas, quando as normas não são respeitadas, as consequências do descumprimento acarreta a exclusão do membro em determinados casos, postura esta que não são aplicadas com a mesma igualdade quando se trata de pecados praticados por pastores.
     Excluir um membro da igreja, acontece quando ele ou ela (s), comete um pecado e em virtude deste pecado, muitos pastores excluem seu(s) membro(s). Sendo assim surge a seguinte pergunta: Quem deve ser excluído, o PECADO ou o PECADOR
    A exclusão de alguém quando ocorre em uma instituição ou em um determinado lugar e ou ambiente, torna-se muito constrangedor e desagradável e vai proporcionar àquele(s) que foram excluídos, um desgaste e um desconforto muito grande, causando graves consequências em todos os sentido. Se analisarmos as escrituras, vamos encontrar várias passagens bíblicas que discorda da postura adotada por alguns pastores, por exemplo; João 8; 3 -11, se o próprio Deus não condenou uma adúltera, porque o pastor  condena? 
Em Mt 18:21-22, então Pedro aproximou de Jesus e perguntou: " Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?" Jesus respondeu: " eu digo a você: Não sete, mas até setenta vezes sete". Na realidade a punição deve ocorrer, para que o pecador reflita sobre seus atos, sua postura e conduta, arrependendo-se de seus erros, e através de muito jejum e oração, fortalecerá o seu espírito para se reaproximar de Deus, pois, quanto mas no pecado estiverdes, mas distante de Deus estará. O  livro de Mateus 26:41 orientá-nos a ficar vigilantes: " Vigiem e orem para que no caiam em tentação. O espírito  está preparado mas a carne fraca". No versículo de 1 Timóteo 5: 20 alguns pastores utilizam dele para repreender seus fiés. " Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor". Este versículo deve ser analisado com atenção, cautela e cuidado, para não causar constrangimento àqueles que pecaram, e caso isto ocorra, dará direito à vítima de representar judicialmente contra àqueles que o humilhou diante da igreja. Portanto lembre-se: "Repreender na presença de todos" não se  refere à todos os membros da igreja e sim àqueles que estão envolvido no pecado.
 Pastores! Qual seria a sua postura com relação a passagem do filho pródigo? Lucas 15:11-32, é sabido o quanto é difícil a posição que ocupa um pastor frente a sua  igreja, liderar diversas ovelhas cheias  de problemas em todas as áreas realmente não é fácil. No entanto, para conquistar o respeito, a obediência e a disciplina de seus servos, não se consegue através da força, pressão, ameaça, e sim através do amor, carinho, exemplo, como Deus deixa bem explícito no livro de Salmos 32: 8-9 " Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você. Não sejam como cavalo ou o burro, que não tem entendimento mas precisam ser controlados com freios e rédeas; caso contrário não obedecem". Os pastores são conhecedores da palavra e não deve se preocupar com a exclusão, pois, a própria palavra já os orientam com relação a exclusão, em 2 Timóteo 3; 8-9 "Como Janes e jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem a verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé. Não irão longe, porém; como no caso daqueles, a sua insensatez se tornará evidente a todos". E no livro de Salmos 101:7 "Quem pratica a fraude não habitará no meu santuário; o mentiroso não permanecerá na minha presença" Antes de tomar uma atitude tão radical como é a exclusão, reflita bastante, pedido a Deus direcionamento. No livro de Mateus 13: 24-30, 1 Timóteo 5:8, te dará intendimento caso ocorra algo semelhante.
Desejo a todos os pastores (as), muita paz,discernimento, temperança, tranquilidade,sabedoria, para poder conduzir, guiar, direcionar, orientar e capacitar seus servos, medite em Jeremias 23: 1-3
Graças e Paz a todos, que Deus possa direcioná-los hoje e sempre amém, amém e amém.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário