" O Pessimista queixa-se do vento, o Otimista espera que ele mude e o Realista ajusta as velas"

sábado, 10 de setembro de 2011

Há Gente no Sistema Penitenciário


     Debaixo de um fardamento e de todos os equipamentos de segurança utilizado pelos os agentes penitenciários, existe  um ser humano, que merece ser tratado com respeito, atenção, dignidade e acima de tudo ser reconhecido e valorizado pela sociedade e principalmente pelo Estado.
   A realidade destes profissionais é muito triste, lamentável, há muita desigualdade,  eles  trabalham em um ambiente de alta periculosidade, lidam com presos que possuem distúrbios mentais e vários tipos de doenças e não tem se quer direito a salubridade, periculosidade e adicional noturna. sofrem ameaças e não tem direito ao porte de arma, porque são contratados, porém, quando cometem  infrações, são punidos como um servidor Público, no entanto porém, quando se refere aos direitos, não são reconhecidos como tal.
   A descriminação é muito grande, já começa quando eles utilizam a Identidade Funcional. Qual a finalidade de constar na Identidade Funcional a palavra EFETIVO ? Porque os efetivos tem o direito ao porte de armas e os contratados não? Porque os efetivos tem direito em fazer o MEAF  e os contratados não?
Ambos participam de diligências e fazem uso de armamentos!  Quando o agente penitenciário é abordado por policiais, a primeira pergunta que eles fazem é: "Você é efetivo ou contratado"? Qual é a finalidade desta pergunta? São questionamentos que os agentes fazem e ainda não obtiveram respostas convincentes. No próprio ambiente de trabalho a descriminação entre eles ocorrem, muitos  que no passado eram contratados e tinham um relacionamento de amizade, companheirismo e respeito, hoje, após alguns terem conseguido a efetivação, a forma de relacionarem, o tratamento e o comportamento com aqueles que não conseguiram a efetivação mudou totalmente.
É inadmissível esta postura, a classe tem que se unir para lutarem pelos seus ideais.
     A única pessoa que não descrimina o  agente contratado é o Preso, para eles todos são iguais, vacilou eles MATAM, o vídeo mostra claramente .
    O Sistema Prisional possui mais de doze mil agentes contratados e a tendência é aumentar cada vez mais, pois, o efetivo atual não é suficiente para realizar os trabalhos com qualidade, eficiência e segurança.
A falta de agentes dificulta a execução dos serviços e sobrecarregam aqueles que lá trabalham causando o stress. Em quase todos os procedimentos executados por eles, nem sempre há supremacia de força, como determina o POP (Procedimento Operacional Padrão), esta carência de efetivo fragiliza a segurança, e esta fragilidade é benéfica para os presos que a utiliza a seu favor, provocando motim, rebeliões e fuga.
" É necessário que o MP olhe com mais carinho a situação vivida por toda a classe e principalmente pelos agentes contratados", comentou o agente.
   Se todas estas mortes que ocorreram envolvendo alguns agentes, se fossem com  presos, tanto a mídia, quanto os órgãos competentes já teriam se posicionado com mais agilidade e eficiência. É só fazer uma retrospectiva no que ocorreu no presídio de Ponte Nova!
Toda a dedicação, preocupação e atenção que o Estado, os Direitos Humanos, o MP e os nossos políticos que criam Leis favoráveis ao preso. Se eles dedicassem apenas 50% a classe dos agentes penitenciários, a situação  vividas por eles seria outra.
Estes profissionais merecem um cuidado especial, porque são pessoas especiais. Vamos cuidar do cuidador.
Respeito, Dignidade, Segurança, Legalidade, Reconhecimento, são alguns direitos que a classe tanto busca. "Guerreiros" este é o tratamento que os agentes tratam um ao outro, sendo assim, não desanimem, pois, ainda há uma luz no fim do túnel. E esta luz é Deus.
Felicidades e parabéns pelo trabalho que executam.

Um comentário:

  1. Oi Mário. Que beleza de matéria. Vc disse tudo. Impressionante como existe a falta de respeito que pode ser vista a olho nu, começando muita das vezes pelos próprios Diretores dos Presídios e/ou Penitenciária que não tem espirito de liderança a compostura de saber tratar um ser que lida dia dia ao seu lado colocando em risco sua vida e ainda me fala se ressocialização, se não se respeita o próprio agente "contratado", o que um preso pode esperar???Os contratos são tratados como lixo, se usa e joga fora é uma perseguiçao que chega ser ridícula. Uma classe que deveria ser unida é totalmente desunida. Quero parabenizar muitos os contratos, pois são eles que muitas e/ou quase sempre são os melhores, que destacam e que muita das vezes tem que ensinar aos efeitvos para que serve a farda que se veste. É uma pena, o Estado está longe de enxerga o verdadeiro valor de uma classe que põe primeiramente sua vida em risco para poder garantir que o determinado em Lei seja cumprida. Há ainda esperança.....Abraço. Ormi Alves

    ResponderExcluir