A Profissão de Agente segurança Penitenciário é a segunda profissão mais perigosa do mundo, em primeiro é a profissão de mineradores, segundo pesquisa realizada .
Mesmo assim não são reconhecidos, respeitados e muito menos valorizados pela Sociedade e pelo Estado, um grande número de pessoas os consideram corruptos, espancadores, bandidos . É necessário valorizar a classe que dedica com muito empenho o seu trabalho, mesmo com uma estrutura precária.
O efetivo de agentes Penitenciários está aumentado a cada ano, hoje o seu efetivo é superior ao da polícia Civil, mas mesmo assim, não possuem uma academia para que possam formar novos profissionais e qualificar os já existente. Isto é uma realidade de quase todo o sistema Prisional do País. Enquanto as outras instituições relacionadas a área de segurança Pública possuem um centro de fornação ( Academias), tem todo o apoio e incentivo durante à sua carreira, tem direito há um plano de saúde e um plano de carreira descente que incentiva- os a permanecer na profissão.
Já, quando se refere aos agente Penitenciário, infelismente a história é bem diferente, torna-se até trágico pra não ser cômico, descrever algo pois, seria vergonhoso; mas mesmo assim aqueles que aceitaram exercer esta profissão, mesmo com toda a precariedade, fragilidade, falta de incetivo e investimento, desempenham com competência, dedicação, profissionalismo.
A sociedade e o Estado tem que rever os seus conceitos com relação a classe de agente penitenciário, pois, se estão investindo no preso com a criação de vários projetos, porque não investir no profissional que tem como uma de suas atribuições, salvaguardar a segurança e a integridade dos presos, trabalhar na sua ressocialização.
Já a segurança, a integridade física e moral do agente é denegrida de várias formas.
As ameaças são constantes e muitos agentes não tem se quer o direito ao porte de arma, pois são agentes contratados. É lamentável! Chega de discriminação!
Fala-se muito sobre corrupção no sistema Prisional, mas todos sabem que em todas as profissões há maus profissionais, há corrupções. Tem que saber separar o joio do trigo e punilos. O que não pode acontecer é rotular e denegrir a imagem destes profissionais, como foi divulgado no filme Tropa de elite 2.
Querem valorizar e inaltecer uma corporação, difamando e denegrindo a imagem da outra.
Isto é lamentável!!!!!!!!!!!!!!!!
Ei comissários! Nós do SIDE admiramos vcs. Parabéns pelo comprometimento principalmente com os adolescentes.
ResponderExcluirElizamara