Devido aos vários processos envolvendo os adolescentes da comarca de Ipatinga/Mg, o Juiz da Infância e da Juventude realizou no dia 21/07/2011 às 14:00h, no salão do juri no fórum Drª Valéria Vieira Alves uma audiência coletiva com os pais e os adolescentes envolvidos em atos infracionais.
As infrações são variadas, tais como: tráfico de drogas, furtos, roubos, desacato, porte de arma branca e arma de fogo, direção perigosa, etc.
Estiveram presente na audiência o promotor de justiça da Infância e da Juventude o Dr. Fábio Finott, a Assistente social Eunice Ribeiro, Geraldo Pizani ( coordenador dos comissários da Infância e da Juventude), os comissários Camilo Mayrink e Mário F. Duarte.
Juiz da Infância e Juventude José clemente |
O Juiz Dr.José Clemente iniciou a audiência alertando os pais sobre qual será o futuro de seus filhos caso queiram continuar neste mundo ilícito. Eles conhecerão os treis" C " Clínica de recuperação, Cadeia e o Cemitério", relatou também que" Se os adolescentes não tem limites é porque os pais não estão cumprindo com as suas obrigações". No decorrer da audiência, foi ministrada uma palestra sobre: drogas, Pedofilia, Bullying e Limites na Educação dos Filhos.
Comissário Mário Ferreira Duarte |
O objetivo em ministrar a palestra durante a audiência, é para que os pais e os adolescentes, façam uma reflexão sobre como eles estão conduzindo as suas vidas.
Hoje muitos pais estão tercerizando a educação de seus filhos, e para suprir a ausência eles fazem os caprichos dos mesmos. A falta de limites atrapalha na formação da personalidade de nossas crianças, transformando-as em pessoas sem disciplina, sem responsibilidades, não respeitando nem a se e muito menos os outros.
Dizer não é fundamental na educação dos filhos, não podemos ser rígido demais e nem tão pouco flexíveis demais, é fundamental mantermos um equilíbrio.
Muitos pais alegam não ter tempo para seus filhos, no entanto, quando este mesmo filho depois de adulto é preso, os pais conseguem tempo para ir visitá-lo na cadeia. Então, me responda: como você pai conseguiu tempo agora?
Na realidade, tempo todos nós temos e que está faltando é sabermos avaliar quais são as nossas prioridades, muitos pais dão prioridades para a sua novela, seu futebol, para manter os seu vícios, tem tempo para os amigos de buteco, esqueçendo o mais importante que é a sua família, os próprios filhos. Filho este que são considerado o seu diamante bruto, a sua jóia rara, imaginem se não fosse! Como seria o relacinamento entre eles?
Os pais tem que ser espelho, exemplos para seus filhos, ensinando-os os valores éticos e morais, que atualmente estão sendo colocado em segundo plano.
Durante a palestra o comissário Mário Ferreira disse: "Não devemos preocupar em deixar um mundo melhor para os nossos filhos e sim deixar-mos um filho melhor para o mundo". Porque o mundo é perfeito, maravilhoso, foi criado por Deus, um ser superior a nós.
E somos nós que estamos causando toda a sua destruição, através da nossa ganância, da corrupção, da nossa incompetência, do nosso egoismo, etc. Toda esta violência é fruto de uma educação mau feita nas crianças do passado.
Se hoje a violencia está aumentando é porque estamos cultivando-a dentro do ambiente famíliar, a ganância do homem em ter e não em ser alguém está transformando em pessoas egoísta obsecada pelo o poder, com isso estamos distanciando de Deus. Se queremos um mundo mais justo, humano e com menas violência, temos que repensar sobre o nosso conceito de educar.
Todos nós sabemos que há omissão é muito grande por parte daqueles que governam o nosso pais, mas a forma como muitos pais estão educando seus filhos está contribuindo e muito com a violência atual. Portanto não devemos cruzar os braços e ficar apontando o dedo para as falhas cometidas pelos os nossos governantes, devemos fazer uma reflexão sobre a forma como estamos educando nossos filhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário